Aula de Seminário em Micro e Nanotecnologia - 16 Maio 2014

15-05-2014

Será proferida pelo Professor Doutor José Carlos Caldeira (Director do INESC Porto – Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto e Administrador Executivo do PRODUTECH – Pólo das Tecnologias de Produção. É membro do High Level Group da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e Chairman do seu National and Regional Tecnology Platforms Group. É membro do Board da EFFRA - European Factories of the Future Research Association e Secretário-geral do Fórum MANUFUTURE Portugal. É ainda Membro do Board of Directors do ISPIM – International Society for Professional Innovation Management. Desde 2012, é perito em RIS3 da DG REGIO.
Pelas 13H30 no anfiteatro Leopoldo Guimarães - CENIMAT, com o tema "Da Investigação à Competitividade Económica e ao Impacto Social: o papel das Plataformas Tecnológicas na cobertura do ciclo de Inovação".
Este seminário será proferido à porta aberta para quem estiver interessado em assistir.

Resumo:
Nunca como agora, a Investigação e a Inovação tiveram um papel tão relevante na competitividade e sustentabilidade económica e social de países e regiões, setores e empresas. Complementarmente, a internacionalização e a cooperação e coopetição tornaram-se práticas necessárias e correntes, também nas atividades de I&D e Inovação, como forma de aceder às fontes de conhecimento mais relevantes e de partilhar custos, riscos e benefícios.
Um sistema de inovação eficiente e eficaz requer também uma articulação entre setores (maduros e emergentes) e empresas (grandes e pequenas), sistema científico e tecnológico, entidades de educação e formação, e ainda os organismos públicos mais diretamente relacionados com essas áreas. Para além disso, coloca-se também o desafio de assegurar um maior alinhamento e complementaridade das políticas, programas e iniciativas a nível europeu e nacional/regional.
A apresentação abordará estas questões, utilizando como exemplo ilustrativo o trabalho desenvolvido no âmbito da Plataforma Tecnológica MANUFUTURE e das suas iniciativas, a nível europeu e nacional.