O Renascer do nosso Futuro passa pelos Materiais e as Nanotecnologias

19-09-2014

O Renascer do nosso Futuro passa pelos Materiais e as Nanotecnologias

Quando investimos na nossa formação, queremos saber para onde vamos e o que podemos fazer. Isso significa que a escolha da formação que pretendemos é crucial para os nossos planos de vida, que se não esgotam na Universidade. A Universidade é uma mera ferramenta, importante, mas que se não esgota nela própria tudo o que queremos! A nossa primeira ambição é muito simples: existem empregos?; a segunda, um pouco mais elaborada é: o que posso ganhar com isto?; o que me faz diferenciar dos outros?; mas será que posso ter ambições, para além do normal?; mas será que tudo isto pode contribuir para eu vir a ter uma vida melhor?

Isto é, as nossas interrogações vão-se adensando à medida que as nossas expectativas crescem! Isto é, o nosso pensar vai da base para o topo e queremos ter a ambição de o poder atingir. No caso vertente, interessa-nos os exemplos: será que quem se formou na Nova consegue ocupar posições de relevo? Esta resposta é simples: vide o caso da Professora Elvira Fortunato que dirige um dos Laboratórios Nacionais mais reputados, que é o I3N! Vide casos de sucesso que temos nas empresas, traduzidas pelo Engenheiro Sanches na Auto Europa, Luís Matos na casa da Moeda, Bruno Bráz na ESA;  e  muitos mais! ; No mundo global, é necessário olhar-se à Internacionalização e aí, a resposta é positiva, com exemplos de possibilidades de estágios nas melhores equipas e institutos nacionais e internacionais, como iremos ver, com contributos claros de nossos colegas. Bem, a qualidade existe, e a necessidade desta formação é crucial para os desafios societais do futuro, pelo que a nossa preocupação de emprego não existe, pois os materiais são e serão o pilar fundamental da inovação de qualquer indústria! Sem materiais, podes crer, não há emprego para ninguém! Não há electrónica sem materiais, não há transportes sem materiais, não há comunicação sem materiais; não há energia sem materiais; não há mais conforto e melhor medicina sem materiais! E a tudo isto, precisamos avidamente de juntar as Micro/Nanotecnologias, como a ferramenta imprescindível para se criar a industria criativa de futuro, aquela que me vai dar os empregos que vão servir de forma extensiva as industrias ligadas às Tecnologias de Informação e Comunicação; Medicina; Energia; Transporte. Bem, acho que se vai ser o suporte de tudo isso, só tenho que fazer uma coisa: entrar neste barco e fazer o percurso com eles, pois as perspectivas de futuro agradam-me!