Faculdade

Notícias

Professora Isabel Ferreira obtém uma ERC Consolidator Grant

26-01-2015

O Departamento de Ciência dos Materiais congratula-se com mais uma grande vitória científica de um dos seus docentes. A Professora Associada Isabel Ferreira, também investigadora do CENIMAT/i3N, ganha uma ERC Consolidator Grant no concurso ERC-CoG-2014 no valor de 2 milhões de euros para o desenvolvimento de um projeto a 5 anos em que se pretende a integração de filmes finos condensadores, termoelétricos e fotovoltaicos para conversão e armazenamento eficiente de energia - "Integration of capacitor, thermoeletrics and photovoltaic thin films for efficient energy conversion and storage"- CapTherPV. 

A possibilidade de realizar um único dispositivo que converte energia térmica e fotónica em energia elétrica e faz simultaneamente o seu armazenamento é algo que tem vindo a ser perseguido pela investigadora desde o início da sua carreira. De modo a alcançar esse objetivo com este projeto pretende-se integrar num único substrato, células solares, termoelétricos e condensadores de filme fino. Estes serão desenvolvidos numa primeira fase separadamente e posteriormente integrados de modo a obter um dispositivo capaz de produzir e fornecer energia elétrica em contínuo.

Depois de em 2008 a Professora Elvira Fortunato ter vencido uma ERC Advanced Grant com o projeto Invisible, chega agora a vez da Professora Isabel Ferreira com o projeto CapTherPV, demonstrando assim a excelência da investigação que se pratica no DCM e no CENIMAT.