Professora Elvira Fortunato nomeada conselheira científica de Juncker

10-11-2015

Professora Elvira Fortunato nomeada conselheira científica de Juncker

Elvira Fortunato, Diretora do CENIMAT e do i3N, Professora Catedrática do Departamento de Ciência dos Materiais e membro do Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), é uma dos sete cientistas convidados para o primeiro grupo independente de alto nível de conselheiros científicos, apresentado oficialmente hoje, em Bruxelas, pela Comissão Europeia (CE).

Este grupo de conselheiros vai integrar um novo mecanismo de consulta e assessoria científica (Scientific Advice Mechanism - SAM) para fortalecer as políticas da União Europeia para temas científicos. Este mecanismo de consulta da CE foi anunciado há cerca de seis meses pelo Presidente da Comissão, Jean-Claude Juncker e Carlos Moedas, Comissário para a Investigação, Inovação e Ciência.

A missão do Mecanismo de Consulta Científica é garantir que a Comissão tenha acesso ao melhor aconselhamento científico possível, independente de interesses institucionais ou políticos. Deverá reunir provas e conhecimento de diferentes disciplinas e abordagens, levar em consideração as especificidades de elaboração de políticas da UE e assegurar a transparência.

Os sete membros do SAM, com a primeira reunião de grupo marcada para Janeiro de 2016, foram escolhidos na sequência de convite aberto à apresentação de candidaturas e de recomendações facultadas por um comité de identificação independente (composto por: Prof. Rianne Letschert, Prof. David King e Dr. António Vitorino):

• Elvira Fortunato, Professora Catedrática, Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa;
• Janusz M. Bujnicki, Professor, Chefe do Laboratório de Bioinformática e Engenharia de Proteínas, Instituto Internacional de Biologia Molecular e Celular, Varsóvia;
• Pérola Dykstra Professor de Sociologia da Universidade Erasmus, Roterdão;
• Rolf-Dieter Heuer, Diretor-geral da Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN);
• Julia Slingo, Cientista Chefe, Met Office, Exeter;
• Cédric Villani, Diretor do Instituto Henri Poincaré, Paris;
•Henrik C. Wegener, Vice-Presidente Executivo, Diretor Académico e Provost, Universidade Técnica da Dinamarca.