Faculdade

Notícias

Artigo publicado pelo Professor Rui Silva "The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell"

05-01-2016

"The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell" é o artigo recentemente publicado pelo Professor Rui Silva. 
O sino mais antigo de Portugal data de 1287 e foi encontrado partido durante uma escavação arqueológica junto da Igreja de São Pedro de Coruche.
Um grupo de cinco investigadores de três centros de investigação - Instituto de Etnomusicologia, Centro de Estudos em Música e Dança (INET-MD), Centro de Investigação em Materiais (CENIMAT/i3N) da Universidade NOVA de Lisboa e Centro de Ciências e Tecnologias Nucleares (C2TN/IST) da Universidade de Lisboa - juntaram esforços para a conjugação de áreas que raramente se cruzam, e conseguiram trazer novamente à vida o som deste sino.
Os resultados foram publicados recentemente num artigo do Journal of Cultural Heritage (V. Debut, et al., The sound of bronze: Virtual resurrection of a broken medieval bell, Journal of Cultural Heritage (2015),http://dx.doi.org/10.1016/j.culher.2015.09.007) onde é explicado como a combinação de técnicas experimentais e numéricas da ciência dos materiais e da acústica musical, permitiu reconstituir o som deste raro exemplar de sinos medievais, numa abordagem inovadora e multidisciplinar.
Sons do sino impactado a várias alturas e com diferentes badalos foram virtualmente reconstruídos, e podem ser ouvidos no site do Museu de Coruche, local onde o sino se encontra em exposição (http://museu-coruche.org/sino/).