40º Aniversário do Departamento de Ciência dos Materiais - FCT/UNL

22-06-2016

No próximo dia 24 de Junho assinala-se mais um grande marco na história do Departamento de Ciência dos Materiais da FCT/UNL. Não é todos os dias que se celebram 40 anos e muito menos 40 anos de uma vida plena de triunfos, como é o caso deste Departamento. Foram várias as figuras de excelência que por aqui passaram ou que continuam ligadas ao DCM, ajudando a que este seja reconhecido e falado não só em Portugal como também um pouco pelo resto do Mundo.

Para comemorar um percurso até aqui imaculado no que diz respeito ao progresso tecnológico, o Departamento de Ciência dos Materiais da FCT/UNL tem a honra de convidar todos os interessados a assistirem à celebração do 40º aniversário desta casa que tanta gente notável já deu ao mundo científico. Queremos uma casa cheia para dar o pontapé de partida a mais 40 anos recheados de sucesso! Contamos convosco!

Progama PT

Pragramme EN

Sobre os Interveniêntes Convidados:

JEAN ETOURNEAU

Uma data tão solene como o 40º aniversário merecia convidados especiais. Para nos ajudar a celebrar os 40 anos do DCM temos o prazer de receber o Professor Doutor Jean Etourneau.

Docente da Universidade de Bordéus em França e membro fundador do ICMCB-CNRS (Institut de Chimie de la Matière Condensée de Bordeaux), o nosso convidado tem como especialidade a investigação na área da Química do Estado Sólido e Ciência dos Materiais. Tido como uma figura proeminente a nível internacional, já proferiu cerca de 300 palestras e seminários e publicou mais de 360 artigos relacionados com a Ciência e Engenharia de Materiais.

No dia 24 de Junho o Professor Doutor Jean Etourneau vai-nos agraciar com uma palestra intitulada “Promoting Creativity and Innovation through Education and Training in the Field of Materials”. Mais uma razão para comparecer às celebrações dos 40 anos do Departamento de Ciência dos Materiais.

MICHAEL POPALL

Outro dos nossos convidados especiais vem directamente da Alemanha para participar nos festejos dos 40 anos do Departamento. Referimo-nos ao Doutor Michael Popall, director do ISC Fraunhofer (Fraunhofer Institute for Silicate Research).

Investigador de renome num país altamente apostado no desenvolvimento científico e tecnológico, o Doutor Michael Popall tem feito através do ISC verdadeiros progressos na investigação focada em materiais não-metálicos para uso nas áreas da energia, ambiente e saúde.

A abordagem inovadora tida pelo Fraunhofer Institute for Silicate Research e pelo seu director já valeu diversos prémios à instituição, pelo que é com grande expectativa que o recebemos com uma palestra intitulada “Nano and nano-scaled inorganic and hybrid inorganic-organic materials: a challenge and chance for next generation of smart applicationsand their production”. A não perder!

RODRIGO MARTINS

Nenhuma celebração estaria completa sem o actual Presidente do DCM. Dono de um percurso académico imaculado, o Professor Doutor Rodrigo Martins doutorou-se em Conservação de Energia e Materiais Semicondutores no ano de 1982 pela FCT/UNL, onde se tornou em 1987 Professor Catedrático e Presidente do Departamento de Ciência dos Materiais. Apostou então de forma mais veemente numa carreira de retumbante sucesso em áreas como a Micro e Optoelectrónica e a Nanotecnologia. Coordenando uma equipa de investigação juntamente com a Professora Doutora Elvira Fortunato, o Professor Doutor Rodrigo Martins é um dos responsáveis pelo crescente desenvolvimento das Engenharias de Materiais e Micro e Nanotecnologia no Mundo, e sem dúvida um nome do mais absoluto relevo no panorama científico internacional, o que o torna também num marco da qualidade e excelência do nosso país e deste departamento a uma escala global.

LEOPOLDO GUIMARÃES

Por detrás de cada clássico da Literatura está um grande escritor, e a brilhante história da Engenharia de Materiais não é excepção. Uma história escrita com muita determinação e não menos transpiração, e da qual é indissociável o nome do Professor Doutor Leopoldo Guimarães. Licenciado em Engenharia Electrónica pelo Instituto Superior Técnico e investigador com grande foco nos Materiais Semicondutores e na Conversão Solar, foi pai e impulsionador da Engenharia de Materiais em Portugal, e é pelas suas mãos que o primeiro curso ligado a esta área surge no país em 1981 (com o nome de Licenciatura em Engenharia Física e dos Materiais) e que o Departamento de Ciência dos Materiais é fundado 5 anos antes, ambos na FCT/UNL. Foi ainda director desta mesma faculdade e ainda Reitor da UNL, mas sem nunca abandonar o interesse e preocupação com a pátria científica que ele mesmo ajudou a alicerçar.

Neste dia tão especial para o DCM a presença de um dos grandes responsáveis por esta data era imprescindível.