Prémio Inovação INCM vai para Projecto “Papel Secreto”

07-12-2016

A equipa coordenada pela investigadora Elvira Fortunato, da FCT NOVA, foi a vencedora do Prémio Inovação INCM, garantindo o financiamento do projeto “Papel Secreto – uma abordagem inovadora e de baixo custo” e um prémio pecuniário de dez mil euros.

Este projeto tem por objetivo desenvolver sistemas eletrónicos utilizando a tecnologia embebida e implementada em papel, visando o aumento da rastreabilidade e segurança de documentos, designadamente, documentos de identificação e de viagem, entre outros.

A equipa vencedora é formada por Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, Luís Pereira e Pedro Barquinha do Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT/ CEMOP) e João Goes e João Pedro Oliveira do Centro de Tecnologia e Sistemas do Centro de Tecnologia e Sistemas (CTS).

O júri decidiu ainda atribuir uma menção honrosa à ideia "Diminuição da colonização bacteriana em moeda metálica", apresentada por uma equipa de investigadores composta por Telmo Santos, da FCT NOVA, Carla Carvalho, do Instituto de Bioengenharia e Biociências do Instituto Superior Técnico, e Maria José Carvalho, do Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O Prémio Inovação INCM visa recompensar ideias inovadoras que possibilitem a criação de novos produtos e serviços da empresa e que possam passar a fazer parte da sua oferta ao mercado. O anúncio e a entrega dos prémios foram feitos pela Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques.