Emanuel Abreu Antunes Gameiro Carlos

Investigador Auxiliar
Gab. 1.11 | Ed. CENIMAT
11606

Emanuel Carlos recebeu da NOVA School of Science and Technology o seu doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências em 2021. Tem vindo a trabalhar em electrónica de óxido de metal baseada em soluções desde 2015, concentrando-se em materiais e tecnologias sustentáveis. Actualmente, é investigador de pós-doutoramento no CENIMAT|i3N da Escola de Ciência e Tecnologia NOVA (FCT-NOVA). Tem participado em projectos de investigação nacionais (Neuroxide, IDS Paper) e internacionais (i-Flexis, 1D-NEON, SuperSmart, Digismart, FOXES) na área, com academia e indústria. Publicou mais de 16 artigos revistos por pares (h-index=12, 653 citações) em revistas de alto impacto e 2 capítulos de livros nesta área. Ganhou vários prémios em conferências de prestígio, um projecto nacional (Supreme-IT) como Co-PI, o 1º prémio no Desafio Fraunhofer Portugal com base na sua tese de doutoramento, e o apelo individual ao estímulo do emprego científico (PECO - 4ª Edição) para uma posição de investigador júnior.

Áreas de Investigação

A sua investigação tem como objectivo investigar filmes finos de óxido metálico baseados em soluções para diversos dispositivos electrónicos tais como transístores, memristores, e díodos.

Interesses Científicos

Os seus interesses actuais de investigação incluem o desenvolvimento de materiais de óxido metálico impresso; incluindo óxidos dieléctricos, semi-condutores e condutores, utilizando processos de baixa temperatura para produzir electrónica sustentável e permitir a sua produção em grande escala.

Publicações Representativas

1. Emanuel Carlos, Rita Branquinho, Elina Jansson, Jaakko Leppäniemi, José Menezes, Rita Pereira, Jonas Deuermeier, Ari Alastalo, Kim Eiroma, Liisa Hakola, Elvira Fortunato and Rodrigo Martins “Printed zinc tin oxide diodes: from combustion synthesis to large-scale manufacturing”, Flexible and Printed Electronics ,2022, (https://doi.org/10.1088/2058-8585/ac4bb1)
    2. Emanuel Carlos, Jonas Deuermeier, Rita Branquinho, Cristina Gaspar, Rodrigo Martins, Asal Kiazadeh, Elvira Fortunato. “Design and synthesis of low temperature printed metal oxide memristors”, Journal of Materials Chemistry C, 2021, (DOI: 10.1039/D0TC05368F)
    3. Emanuel Carlos, Rita Branquinho, Rodrigo Martins, Asal Kiazadeh, Elvira Fortunato. “Recent progress in solution-based metal oxide resistive switching devices”, Review, Advanced Materials, 2021, (DOI: 10.1002/adma.202004328);
    4. Emanuel Carlos, Rodrigo Martins, Elvira Fortunato, Rita Branquinho. “Solution combustion synthesis for the low-temperature processing of metal oxide nanostructures and thin films”, Review, Chemistry-A European Journal, 2020, (DOI: 10.1002/chem.202000678);
    5. Emanuel Carlos, Jaakko Leppäniemi, Asko Sneck, Ari Alastalo, Jonas Deuermeier, Rita Branquinho, Rodrigo Martins, Elvira Fortunato. “Printed, Highly Stable Metal Oxide TFTs with Ultra-Thin High-к Oxide Dielectric”, Advanced Electronic Materials, 2020, (DOI: 10.1002/aelm.201901071);

Websites

ORCID