Paula Isabel Pereira Soares

Investigadora Principal
219, Ed. II
10606

A Paula é uma Investigadora doutorada na área de Biomateriais no Cenimat|i3N, no Departamento de Ciência dos Materiais da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade NOVA de Lisboa. Em 2009 a Paula completou o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas e em 2015 o doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências. Atualmente, está a trabalhar no desenvolvimento de dispositivos magnéticos multifuncionais para aplicações biomédicas, particularmente para hipertermia magnética, imagem por ressonância magnética e sistemas de libertação controlada de fármacos. A Paula publicou 22 artigos em jornais internacionais com revisão por pares, e 3 capítulos de livro. Ela é também orientadora de teses para obtenção de grau de mestre (> 30) e de doutor (5) e participa na docência de aulas teóricas e laboratoriais no Departamento, particularmente nas disciplinas de Biomateriais, Biomateriais e Nanomedicina, Introdução aos Biomateriais e Imagem médica e Teranóstico. Desde 2017, a Paula é a investigadora principal de um projeto de investigação nacional, DREaMM (Ref. PTDC/CTM- REF/30623/2017), e desde 2020 de um projeto no Programa Pessoa – Cooperação translacional entre Portugal e França em colaboração com o Dr. Sebastian Blanquer do Instituto Charles Gerhardt Montpellier, Universidade de Montpellier em França. Ela é também membro da equipa de investigação de outros dois projetos nacionais. Em 2020, a Paula ganhou um Contrato de Investigação Júnior no âmbito do Concurso para o estímulo para o emprego científico – 3ª edição financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

Áreas de Investigação

Biomateriais, teranóstico de cancro; nanopartículas magnéticas; dispositivos multifuncionais

Interesses Científicos

Investigação relacionada com o desenvolvimento de materiais magnéticos nanostruturados com capacidade de resposta a estímulos para aplicação no teranóstico de cancro; Outros interesses incluem o processamento de polímeros termossensíveis para aplicações na libertação controlada de fármacos; impressão 3D de sistemas magnéticos para impressão 3D.

Publicações Representativas

• [1] Adriana Gonçalves, Filipe V. Almeida, João Paulo Borges and Paula Soares, Incorporation of dual-stimuli responsive microgels in nanofibrous membranes for cancer treatment by magnetic hyperthermia, Gels, 7(1), 28, 2021.

• [2] Paula Soares, Joana Romão, Ricardo Matos, Jorge Carvalho Silva, João Paulo Borges. Design and engineering of magneto-responsive devices for cancer theranostics: Nano to macro perspective. Progress in Materials Science, 116: 100742, 2021.
  • [3] Ricardo J. Matos, Catarina I. P. Chaparro, Jorge C. Silva, Manuel A. Valente, João Paulo Borges, Paula Soares, Electrospun composite cellulose acetate/iron oxide nanoparticles non-woven membranes for magnetic hyperthermia applications, Carbohydrate polymers, 198, 9-16, 2018.
  • [4] Paula Soares, Ana Isabel Sousa, Jorge Carvalho Silva, Isabel Ferreira, Carlos Novo, João Paulo Borges. Chitosan-based nanoparticles as drug delivery systems for doxorubicin: Optimization and modelling. Carbohydrate polymers, 147, 304-312, 2016.
  • [5] Paula Soares, Diana Machado, César Laia, Laura Pereira, Joana Coutinho, Isabel Ferreira, Carlos Novo, João Paulo Borges. Thermal and magnetic properties of chitosan-iron oxide nanoparticles. Carbohydrate polymers, 149, 382-390, 2016.

Websites

ORCID