Faculdade

Notícias

LNEG - Bolsa de Investigação

31-07-2019

EDITAL 17/2019
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto SUDOKET – SOE2/P1/E0677 – Mapeamento, Consolidação e Disseminação das Key Enabling Technologies (KETS) para o setor de construção no espaço Sudoe, financiado por fundos do Programa de Cooperação Interreg Sudoe, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER)
Encontra-se aberto concurso para atribuição de Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do projeto SUDOKET – SOE2/P1/E0677 – Mapeamento, Consolidação e Disseminação das Key Enabling Technologies (KETS) para o setor de construção no espaço Sudoe, financiado por fundos do Programa de Cooperação Interreg Sudoe, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), financiado pelo programa P2020, nas seguintes condições:
1. Área Científica: Energia e eficiência energética em edifícios
2. Requisitos de Admissão: Mestre em Engenharia Mecânica, Engenharia Física, Física, Engenharia Eletrónica, Engenharia Civil, Energia ou outra Engenharia análoga.
3. Requisitos Mínimos: Mestrado nos domínios identificados
4. Fatores de Preferência: Experiência em trabalho experimental para monitorização das condições térmicas em edifícios. Experiência em aquisição e controlo de dados. Experiência em simulação dinâmica do comportamento térmico de edifícios.
5. Plano de Trabalho: Implementação dum projeto piloto no edifício Solar XXI do LNEG dedicado a sistemas de monitorização, controlo e gestão inteligente de edifícios inovadores.
6. Legislação e regulamentação aplicável: Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterada pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento da Formação Avançada e Qualificação de Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia, n.º 326/2013, de 27 de Agosto (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)
7. Local de Trabalho: O trabalho será desenvolvido na UER (Unidade de Energias Renováveis e Integração de Sistemas de Energia) do LNEG –Laboratório Nacional de Energia e Geologia, Campus do Lumiar, sob a orientação científica do Doutor Jorge Manuel Resende Vieira Facão.
8. Duração da Bolsa: A Bolsa terá a duração de 12 meses, com início previsto em 1 de Outubro de 2019, eventualmente renovável por um período que não ultrapasse a data de conclusão aprovada;
9. Valor do subsídio de manutençao mensal: O montante da bolsa corresponde a € 989,70, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas pela FCT, I.P. no País (http://www.fct.pt/apoios/bolsas/valores), sendo pagas mensalmente através de transferência bancária, sendo paga mensalmente através de transferência bancária.
10. Documentos de Candidatura: Ficha Candidatura (http://www.lneg.pt/lneg/colaborar); Carta de Apresentação e motivação com indicação da adequação aos requisitos do concurso (fatores de preferência e plano de trabalhos), Certificado(s) de Habilitações; Curriculum Vitae.
11. Critérios de Avaliação: A seleção do Bolseiro basear-se-á nos seguintes critérios, por ordem decrescente de importância:
a) Adequação e mérito do curriculum académico do/a candidato/a;
b) Experiência anterior relevante (incluindo trabalhos publicados na área);
c) Entrevista (apenas aos candidatos selecionados com base nos critérios a e b).
A classificação dos candidatos será efetuada utilizando a seguinte fórmula:
Total: 0,50×A+0,40×B+0,10×C
em que:
A é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.a;
B é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.b;
C é a classificação entre 0 e 5 obtida no ponto 11.c.
Serão selecionados para a entrevista os candidatos cuja soma nos critérios A+B seja igual ou superior a 7 valores
12. Composição do Júri: Doutor Hélder Perdigão Gonçalves (Presidente); Doutores Jorge Manuel Resende Vieira Facão e Laura Elena Aelenei (Vogais efetivos) e Doutores Maria João Carvalho e António Luiz Moura Joyce (Vogais suplentes).
13. Forma de Publicitação/Notificação: Os/As candidatos/as serão notificados por escrito via correio eletrónico da receção da candidatura assim como posteriormente, da decisão do Júri de Seleção. Durante o período do concurso os candidatos deverão consultar diariamente o correio eletrónico indicado para se manterem informados sobre o seu desenrolar. Os resultados finais da avaliação serão ainda publicitados através de lista ordenada por nota final obtida, afixada no átrio do LNEG no campus de Alfragide, sito na Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide.
14. Prazo de Candidatura: o concurso encontra-se aberto de 14 a 28 de Agosto de 2019


A candidatura deverá ser dirigida a:
LNEG – Laboratório Nacional de Energia e Geologia I.P.
Estrada da Portela – Zambujal – Alfragide
Apartado 7586
2610-999 Amadora ou para o endereço de e-mail: ngeedital.candidaturas@lneg.pt
Fax: 21 716 09 01