Faculdade

Notícias

DCM nas Escolas | «Um Cientista na Escola: Quando a Natureza Inspira Novos Materiais»

05-12-2025

DCM nas Escolas | «Um Cientista na Escola: Quando a Natureza Inspira Novos Mater

No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2025, promovida pela Ciência Viva, Ana Almeida e José Malta visitaram sete escolas nos concelhos de Lisboa, Almada e Seixal, dinamizando a atividade “Um Cientista na Escola: Quando a Natureza Inspira Novos Materiais.”

As sessões abordaram o papel da biomimética no desenvolvimento de materiais sustentáveis, mostrando como soluções encontradas na natureza podem orientar novas abordagens científicas. Para além da componente teórica, os alunos puderam observar e experimentar materiais produzidos no laboratório, tornando o conhecimento mais próximo e concreto.

Ao longo de três dias, a iniciativa envolveu mais de 300 alunos, do 7.º ao 12.º ano, contribuindo para a promoção da literacia científica e para o interesse dos jovens pelas áreas da ciência dos materiais e da sustentabilidade.

Escolas abrangidas:

  • Escola Básica de Vale Milhaços (Corroios)
  • Colégio Pedro Arrupe (Lisboa)
  • Agrupamento de Escolas Carlos Gargaté (Charneca de Caparica)
  • EPED – Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (Monte de Caparica)
  • Escola Básica da Costa da Caparica
  • Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira (Seixal)
  • Escola Básica e Secundária Francisco Simões (Almada)

Total: 305 alunos envolvidos.