Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias

Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias

O número mínimo de créditos para a obtenção do grau de mestre é de 300

Objectivos

São objectivos do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias:

1. Implementar formação em que a FCTUNL e, em particular, o DCM através do seu centro de Investigação CENIMAT, possuem reconhecimento internacional e são líderes em áreas como a electrónica transparente; papel electrónico; nanotecnologias aplicadas à electrónica; processamento de nano dispositivos; nanomateriais inteligentes; nanobiossensores.
  2. Fornecer competências e conhecimentos específicos ao exercício de uma profissão na área da Microelectrónica de Processos e das Nanotecnologias, satisfazendo os requisitos e objectivos da Investigação tecnológica relevante para a Indústria e com reconhecimento internacional. Para o efeito requer-se que os formandos possuam uma formação científica sólida nas áreas da matemática e da física, que serão reforçadas e complementadas com competências nas áreas de tecnológicas; concepção; gestão e inovação, ligados à Micro e Nanotecnologias de Processos;
  3. Articulação entre os conhecimentos científicos e tecnológicos com as necessidades reais do mercado de trabalho em termos de inovação e eficácia de processos e sua caracterização e avaliação;
  4. O incentivo ao gosto pela criatividade e resolução de problemas industriais e ou de investigação científica;
  5. O fomento das capacidades de trabalho de equipa, liderança e empreendedorismo;
  6. Permitir a “reciclagem” avançada de Engenheiros, nomeadamente aqueles com formação nas áreas da Electrónica, Materiais, Física, Química e afins.

Plano Curricular

A organização curricular do Mestrado assenta em unidades de crédito (ECTS) e confere aos alunos a possibilidade de participarem em Programas de Mobilidade no seio da União Europeia.

O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias é organizado como um ciclo de estudos integrado com a duração de 5 anos, correspondendo a um esforço global de 300 ECTS. Ao fim de um 1.º ciclo, correspondente a 180 ECTS, é atribuído um diploma de Licenciatura em Ciências de Engenharia de Micro e Nanotecnologias, correspondendo o grau de Mestre em Engenharia de Micro e Nanotecnologias à conclusão do ciclo de estudos integrado.

Saídas Profissionais

O Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias proporciona uma formação adequada para o desempenho de actividades nos seguintes domínios:

• Industria Electrónica e Microelectrónica
  • Empresas de Consultoria, Projecto e Auditoria
  • Ensino e Investigação
  • Empresas de Serviços

Brochura

Como candidatar-me

Condições de acesso para o ano letivo de 2020/2021

Vagas para 2020/2021:

Provas específicas:

07 Física e Química + 19 Matemática A