Investigação

O DCM conta com a colaboração de cerca de 23 doutores, 12 doutorandos, 12 bolseiros de investigação e 3 técnicos, que desenvolvem a sua actividade científica no DCM e no Centro de Investigação de Materiais (CENIMAT), associado ao DCM e no Centro de excelência em Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos (CEMOP).

O CENIMAT/I3N é um centro de investigação científica nacional, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Este centro é avaliado desde 1996 por um painel de peritos internacionais na área da Ciência e Engenharia dos Materiais, tendo obtido a classificação máxima: EXCELENTE. Tal classificação resulta da elevada qualidade científica e técnica da actividade realizada pelos seus investigadores, fruto, quer dos trabalhos científicos que produzem, quer do elevado número de projectos científicos e tecnológicos que coordenam. Foi mesmo referido pelo painel que o CENIMAT é “um modelo de excelência a nível Nacional na área da Ciência e Engenharia dos Materiais”. Desde 2006 que integra o Laboratório Associado Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação (I3N).

Também associado ao DCM encontra-se ainda o Centro de Excelência de Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos (CEMOP), laboratório de referência na área dos filmes finos e nanotecnologias e suas aplicações (materiais e dispositivos).