O CENIMAT é um centro de investigação científica nacional financiado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
No âmbito da Semana da Ciência e Tecnologia 2025, promovida pela Ciência Viva, os investigadores Dr. Ana Almeida e Dr. José Malta visitaram sete escolas nos concelhos de Lisboa, Almada e Seixal, dinamizando a atividade “Um Cientista na Escola: Quando a Natureza Inspira Novos Materiais”. Ao longo de três dias, a iniciativa envolveu mais de 300 alunos, do 7.º ao 12.º ano.
A Dra. Anna Chiara Bressi, investigadora pós-doutorada do Laboratory of Applied Materials for Printed and Soft Electronics da Scuola Superiore Sant’Anna, será a convidada da NANOMAT-Talk #14, onde apresentará a palestra intitulada “Laser-Induced Graphene from Synthetic and Bioderived Precursors for Soft Electronics and Robotics”.
O evento terá lugar no dia 09 de dezembro, pelas 15h00, no Anfiteatro do UNINOVA.
No 48.º aniversário da NOVA FCT, celebrado a 12 de novembro no Grande Auditório do Campus de Caparica, foram entregues 26 Bolsas de Mérito a estudantes do DCM, reconhecendo desempenhos de excelência nos nossos cursos de Licenciatura e Mestrado. As bolsas foram patrocinadas por 19 empresas, reforçando a ligação entre o Departamento e o tecido empresarial.
Todas as terças-feiras, a Professora Elvira Fortunato comenta as notícias “quentes”, “mornas” e “frias” sobre a atualidade nacional e internacional da ciência, tecnologia e ensino superior. A rubrica já conta com 3 episódios. Clique para ouvir.
As NANOMAT-Talks estão de volta!
O Professor Quan Li, Professor Catedrático e Diretor Fundador do Instituto de Materiais Avançados da Southeast University, será o convidado da NANOMAT-Talk #13, onde apresentará a palestra intitulada “Responsive Materials: An Overview of Our Recent Research”.
O evento terá lugar no dia 20 de novembro, pelas 15h, no Anfiteatro do CENIMAT|i3N.
Os alunos do Mestrado Integrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias da NOVA FCT, Fábio Brandão e Mariana Barrosinho, foram distinguidos pela Sociedade Portuguesa de Materiais e pela Ordem dos Engenheiros. O Fábio recebeu o 1.º Prémio SPM para a Melhor Tese de Mestrado, e a Mariana conquistou o 3.º Prémio da Ordem, reforçando a excelência da investigação do DCM.

O CENIMAT é um centro de investigação científica nacional financiado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
O CEMOP é um Centro Tecnológico ligado ao Departamento de Ciência dos Materiais através do sector de Materiais Semicondutores. O Centro está vocacionado para a investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas da Microelectrónica, Optoelectrónica e tecnologias afins, com alta capacidade de adaptação às novas tecnologias.

O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) foi o primeiro a ser criado a nível Nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objectivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.
Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas actividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projectos (académicos e industriais) financiados por entidades Nacionais, Europeias e Internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade actual.