Destaques

O CENIMAT | i3N recebeu, no passado dia 28 de junho, a visita da Ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil, Luciana Santos.

FCT Awards 2024 distingue trabalho de Professores e Núcleos da NOVA FCT

Catarina do Carmo, estudante de Doutoramento em Nanotecnologias e Nanociências, sagrou-se Campeã Nacional Universitária dos 5.000m e Vice-Campeã Nacional Universitária dos 3.000m obstáculos.  

Ocupação Científica de Jovens nas Férias

Os estágios vão decorrer de 15 a 19 de julho e as inscrições abrem já no dia 4 de junho no website do Ciência Viva AQUI.

Os estudantes da disciplina de Processamento de Materiais Poliméricos do Mestrado em Engenharia de Materiais, realizaram no 22 de Maio uma visita à empresa Ambigroup Seixal.

Due to the outstanding achievements as a researcher, the Academia Europaea invited Professor Rodrigo Martins to become a member.

O novo laboratório que presta homenagem ao antigo Diretor da NOVA FCT, Professor Fernando Santana, será um dos espaços privilegiados para continuar a investigação de ponta do CENIMAT

This is the final call for papers and posters before our submission period closes on 18 March. Visit icans30.com to get a taste of our programme, create an account, and submit an abstract.

Novo projeto Horizon EU ganho pelo CENIMAT-UNINOVA na área das células solares de perovskite melhoradas com fotónica

The Norwegian Academy of Science and Letters considera um privilégio receber Maria Helena Figueiredo Godinho como Membro Estrangeiro

Eventos

Seg, 15/07/2024 - 10:00 - 11:30
Prova Académica
Sex, 02/05/2025 - 08:16 - Sab, 31/05/2025 - 23:16
Seminário
.

Recrutamento

-
25-03-2024

iNOVAfuture

INVESTIGAÇÃO

Centro de Investigação de Materiais
Centro de Investigação de Materiais

CENIMAT é um centro de investigação científica nacional financiado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, através da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Centro de Excelência de Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos
Centro de Excelência de Microelectrónica e Optoelectrónica de Processos

O CEMOP é um Centro Tecnológico ligado ao Departamento de Ciência dos Materiais através do sector de Materiais Semicondutores. O Centro está vocacionado para a investigação e desenvolvimento tecnológico nas áreas da Microelectrónica, Optoelectrónica e tecnologias afins, com alta capacidade de adaptação às novas tecnologias. 

Conheça o DCM

O Departamento de Ciência dos Materiais (DCM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) foi o primeiro a ser criado a nível Nacional, em 1976, por iniciativa do seu primeiro presidente, o Prof. Leopoldo Guimarães. O objectivo inicial foi o de criar cursos de extensão universitária na área dos materiais conducentes à criação de uma licenciatura de raiz que abrangesse uma vasta gama de domínios científicos, nomeadamente a metalurgia, os materiais semicondutores, os materiais poliméricos e mesomorfos, os materiais cerâmicos e vidros, a cristaloquímica e o controle de qualidade.

Desde então o Departamento de Ciência dos Materiais tem crescido e diversificado as suas actividades, devido essencialmente ao esforço do seu corpo docente e técnico, consubstanciado num vasto número de projectos (académicos e industriais) financiados por entidades Nacionais, Europeias e Internacionais. Tal permitiu a sua moderna adequação às novas tecnologias, dispondo para tal de infraestruturas laboratoriais únicas em Portugal, de ensino e de investigação, reconhecidas internacionalmente e que têm permitido formar Engenheiros de Materiais de elevada qualidade científica e técnica, capazes de responderem às solicitações da sociedade actual.

SABER MAIS