Faculdade

Eventos

MATERIAIS 2022

Dom, 04/10/2022 - 09:00 - Qua, 04/13/2022 - 17:00
Tipo de evento: 
Actividade Cultural
Tipo de evento: 
Conferência
Organizador: 
Politécnico de Leiria
Local do evento: 
“Casa da Cultura – Teatro Stephens”
Localização específica: 
Marinha Grande
Contacto: 

Nuno Alves e Geoffrey Mitchell

(Materiais 2022 Chairs)

XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais, XI International Materials Symposium | II IBERIAN CONGRESS ON MATERIALS SCIENCE AND TECHNOLOGY

https://congressomateriais.pt/

MATERIAIS 2022, XX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais, XI Simpósio Internacional de Materiais e o II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais, terá lugar na Marinha Grande, Portugal, de 10 a 13 de Abril de 2022.

MATERIAIS 2022 oferece um programa científico de alta qualidade, explorando os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos em Ciência e Engenharia de Materiais e áreas afins, e unindo diferentes domínios do conhecimento sob o tema principal de novas soluções para Remodelar o Futuro.

O Simpósio Internacional abrangerá todas as áreas de Materiais, desde Materiais Funcionais a Materiais Estruturais e Processamento de MateriaisCaracterização e Modelagem. Contará ainda com uma Escola dedicada à Caracterização Avançada de Materiais , pela primeira vez, uma Sessão Especial sobre Polímeros será realizada.

MATERIAIS 2022 oferece o fórum ideal para investigadores, engenheiros e empresas compartilharem suas últimas descobertas, soluções de ponta e pontos de vista em Ciência e Engenharia de Materiais.

MATERIAIS 2022 será acolhido pelo Presidente do Politécnico de Leiria na “Casa da Cultura – Teatro Stephens”, na Marinha Grande. A história da Marinha Grande está intimamente ligada ao vizinho Pinhal do Rei. Este bosque de pinheiros bravos foi plantado no século XIII por D. Afonso III. Inicialmente destinada a conter o areal costeiro que começava a invadir os terrenos agrícolas, a floresta foi gradualmente passando a fornecer a madeira necessária à construção das naus e caravelas utilizadas nos descobrimentos marítimos portugueses. Juntos, o pinhal e o areal das praias atlânticas foram fundamentais para estabelecer a posição crucial da região no seio da indústria metalúrgica e do vidro em Portugal. Fornecida por uma abundância de matérias-primas (madeira e areia) necessárias ao fabrico do vidro, a região tornou-se o epicentro da indústria portuguesa de vidro e cristal. Beneficiou-se do trabalho especializado de muitas gerações de artesãos, produzindo uma série de artigos únicos de qualidade reconhecida mundialmente. Hoje, a Marinha Grande é uma cidade pioneira no segmento de Vidros, Moldes e Injeção de Polímeros, reconhecida mundialmente.
O Congresso decorrerá na região centro de Portugal, famosa pelas Praias Ensolaradas, Monumentos e Castelos Históricos e pela Paisagem da Costa Atlântica.

O MATERIAIS 2022 dá continuidade ao MATERIAIS, conferencias organizadas de dois em dois anos pela Sociedade Portuguesa dos Materiais (SPM). Será a vigésima Conferência Nacional e a décima  primeira Conferência Internacional de Materiais organizada pela SPM. Em 2021 regressa às origens, visto que a inaugural se realizou em Lisboa em 1983. Esta edição é patrocinada pelos nossos colegas e amigos espanhóis da SOCIEMAT (Sociedad Española de Materiales) numa organização conjunta do II Encontro Ibérico de Ciência dos Materiais.

Durante o MATERIAIS 2022, e pela quarta vez, a SPM vai atribuir o Prémio SPM Carreira e Reconhecimento que reconhece, incentiva e promove atividades de investigação e desenvolvimento de destaque na área dos Materiais em Portugal.

Esperamos que o MATERIAIS 2022 reúna um grande público, fomentando a interação para promover novas colaborações e novas ideias dando mote ao tema Reshaping the Future!

Esperamos vê-lo em abril de 2022

Nuno Alves e Geoffrey Mitchell

(Materiais 2022 Chairs)