SBPMat - VAGA PARA PROFESSOR ASSISTENTE

03-01-2013

O Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da PUC-Rio busca um Professor para atuar no seu Quadro Principal a partir de Fevereiro de 2013. Os candidatos devem ter potencial para conduzir atividades de ensino e desenvolver pesquisas de ponta em áreas associados com o programa de pós-graduação:

“Engenharia de Materiais e Processos Químicos e Metalúrgicos”. O professor contratado atuará, em média, de 8 a 10 horas semanais em disciplinas da graduação (do curso de Engenharia Química) e da pós-graduação (do programa acima mencionado). Espera-se, também, que o professor se envolva rapidamente com as diversas atividades e iniciativas departamentais (comissões internas, orientações diversas e participações nas organizações de eventos, cursos de extensão, etc). A PUC-Rio oferece excelentes condições para pesquisa e incentiva o desenvolvimento das atividades acadêmicas de recém-contratados através da concessão de bolsa interna de produtividade em pesquisa e de um auxílio instalação, ambos financiados pela própria Universidade, mediante seleção por edital específico. Tanto a graduação em Engenharia Química como o Programa de Pós-graduação do DEMa são conduzidos no campus da PUC-Rio, localizado no bairro da Gávea, Rio de Janeiro, caracterizado por um ambiente agradável e belas paisagens.

a) Graduação em Engenharia Química;

b) Titulação de Doutor em Engenharia Química ou em áreas afins (outras engenharias, química, física, etc.);

c) Aptidão para lecionar disciplinas de graduação em Engenharia Química e de pós-graduação vinculadas ao programa: “Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos”;

d) Motivação e capacitação para orientação de alunos de iniciação científica e de pós-graduação vinculados ao programa: “Engenharia de Materiais e de Processos Químicos e Metalúrgicos”;

e) Desenvolver pesquisas de ponta em áreas de interesse do programa de pós-graduação e manter uma produção mínima de dois artigos em periódicos internacionais por ano.

f) Apresentar produção científica de nível internacional compatível com os anos de doutoramento;

g) Motivação e capacitação para elaborar e submeter projetos para agências de fomento e empresas.

Processo de seleção

O processo de seleção será conduzido através das seguintes etapas:

1a etapa) Pré-seleção, baseada na análise da documentação apresentada pelos candidatos (vide abaixo) realizada por uma Banca com membros internos e externos ao DEMa.

2a etapa) Os candidatos selecionados serão examinados por uma banca com membros internos e externos ao DEMa. Este processo seletivo será realizado em dois dias: 17/12/2012 e 18/12/2012.

17/12/2012 (início 09:00hs). Após a chegada de todos os candidatos deverá ser realizado um sorteio para definir a ordem das apresentações/entrevistas e das aulas que serão proferidas no dia seguinte. A apresentação consistirá de uma defesa do memorial (formação acadêmica / evolução profissional) e motivações futuras, inclusive em termos de projeto(s) de pesquisa. (20 minutos). Em seguida, o candidato será arguido sobre a sua apresentação e tópicos de conhecimento fundamental associados com a sua formação. Após esta arguição, o candidato sorteará um tema para preparo da aula que deverá ser proferida no dia seguinte. Todos os temas do sorteio estarão vinculados com as disciplinas básicas da Engenharia Química: Físico-Química, Termodinâmica Clássica, Cinética das Reações e Processos, Fenômenos de Transporte, Modelagem e Simulação.

18/12/2012 (início 09:00hs). Apresentação de uma aula de 30-40 minutos, no nível de graduação, seguida de uma arguição sobre o conteúdo da aula e correlato, por parte dos membros da Banca.

Processo de contratação

A contratação dos candidatos selecionados para o primeiro semestre de 2013 será feita segundo as normas da Universidade, conforme a legislação trabalhista e de acordo com a avaliação das Comissões de Carreira Docente. Por estas normas, o professor deverá cumprir um período probatório de até 4 anos, durante o qual terá um contrato de Professor Assistente I, com vinculo temporário. No caso de candidatos aprovados que não tenham domínio pleno da língua portuguesa, será exigido que apresentem fluência neste idioma ao fim de um ano. O candidato estrangeiro aprovado deverá providenciar visto permanente que lhe permita trabalhar no Brasil. A Universidade oferece benefícios como plano de saúde e plano de aposentadoria, conforme manifestação de adesão do professor. O salário bruto inicial de um Professor Assistente I na PUC-Rio é de R$ 8.220,50 (a ser ajustado em abril de 2013). A admissão poderá ser em categoria docente mais elevada, dependendo da experiência do candidato.

Documentação necessária

a) Currículo em formato livre;

b) Memorial sucinto e breve relato sobre as motivações futuras em termos de ensino, pesquisa e extensão.

c) Pelo menos duas cartas de referências, enviadas diretamente ao diretor do Departamento, no endereço Departamento de Engenharia de Materiais, PUC-Rio, Rua Marquês de São Vicente, 225 – 22451-900 Rio de Janeiro, RJ – Brasil.

As inscrições devem ser encaminhadas para o e-mail dema@puc-rio.br ou postadas no correio até 7 de dezembro de 2012.

O DEMa poderá prolongar o período de inscrição e, consequentemente, as datas do processo seletivo, caso identifique alguma razão que justifique esta iniciativa.