Editorial da Nature Electronics destaca transístor de papel

03-09-2018

editorial da Nature Electronics , revista científica inglesa, que se dedica ao que de melhor se faz no mundo na área de investigação em eletrónica e engenharia, de 13 de Agosto, dá destaque à prova experimental das Olimpíadas Internacionais da Física, em que o transístor de papel foi eleito como peça inovadora.

As Olimpíadas Internacionais da Física decorreram pela primeira vez em Portugal na semana de 21 a 29 de Julho e contaram com a participação de mais de 400 alunos de 90 países dos cinco continentes.

Os mais de 1000 transístores de papel e respetivos circuitos impressos também em papel foram projetados, produzidos testados e validados antes das provas, nos laboratórios de microeletrónica e eletrónica impressa do CENIMAT|i3N da FCT NOVA e CEMOP/UNINOVA, tendo por base o trabalho pioneiro que o grupo liderado por Rodrigo Martins e Elvira Fortunato têm tido na área do papel eletrónico.

Em termos de aplicações são de destacar as da eletrónica de baixo custo tais como as embalagens inteligentes, testes rápidos de diagnóstico, etiquetas inteligentes para identificação e rastreamento, segurança e localização de documentos, entre outras.

A equipa de trabalho é composta por alunos de doutoramento e mestrado da FCT NOVA e levou a cabo a produção de mais de 1000 transístores de papel e respetivos circuitos impressos também em papel, nos laboratórios do CENIMAT|i3N.

NA IMPRENSA
"O futuro do futuro" (Expresso)
"Eletrónica de papel mais próxima da massificação" (Expresso)