Faculdade

Notícias

Alexandre Velhinho integra a Safety Commission da UIAA

02-11-2018

O Professor Alexandre Velhinho, docente do DCM, foi escolhido para integrar a Safety Commission da União Internacional das Associações de Alpinismo (UIAA), tendo a sua candidatura sido proposta pela Federação Portuguesa de Montanhismo e Escalada (FPME).

Fundada em 1932, e reconhecida pelo Comité Olímpico Internacional, a UIAA é a federação internacional de montanhismo e escalada, representando os interesses de mais de três milhões de montanheiros e escaladores congregados nas federações nacionais em todos os continentes.

A Safety Commission, formada por peritos internacionais, é o órgão responsável pela certificação dos equipamentos de proteção a utilizar na prática da escalada e do alpinismo, procedendo à elaboração dos documentos normativos a que os mesmos devem ser sujeitos. A comissão também procede à acreditação dos laboratórios que realizam ensaios dos referidos equipamentos, e elabora guias de utilização e conservação destinados aos praticantes, numa ótica de promoção da segurança.

O DCM, tem assim fortes motivos para se orgulhar da entrada de Alexandre Velhinho na já citada Comissão desejando-lhe os melhores sucesso no seu mandato.