Bolsa de investigação - Mestre

26-02-2019

Anúncio aqui

Resumo do anúncio:

Encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 Bolsa de Investigação (grau Mestre) no âmbito do projeto “SunStorage - Recolha e armazenamento de energia solar”, com a referência POCI-01-0145-FEDER-016387,  financiado pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI) através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização ­ COMPETE 2020 e por Fundos Nacionais através da FCT ­ Fundação para a Ciência e a Tecnologia I.P.

Texto do anúncio

Área Científica: Engenharia Química.

Requisitos de admissão: Podem candidatar-se a este concurso, detentores de Mestrado em Engenharia Química, Química ou áreas afins.

Caso a habilitação tenha sido conferida por instituição de ensino superior estrangeira, a mesma tem de obedecer ao disposto no Decreto-Lei n.º 66/2018, de 16 de agosto, devendo quaisquer formalidades aí estabelecidas estar cumpridas até ao ato de contratação.

Será dada preferência a candidatos que demonstrem ter experiência/formação específica em áreas afins aos conteúdos do programa de trabalho do projeto.

Plano de trabalhos: O trabalho a realizar consistirá principalmente na preparação, caraterização e otimização de fotoelétrodos, eletrólitos e sistemas tandem (fotovoltaíco/fotoeletroquímico) para células fotoeletroquímicas

Legislação e regulamentação aplicável: Lei Nº. 40/2004, de 18 de agosto, alterada pelo Decreto-Lei n.º 202/2012, de 27 de agosto, e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro e pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei nº 89/2013, de 09 de julho (Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica); Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamentos.phtml.pt ) e Regulamento de Bolsas da Universidade do Porto.

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia (LEPABE) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, sob a orientação científica do Doutor Adélio Mendes, Doutor João Azevedo e Doutora Paula Dias.

Duração da bolsa e Regime de Atividade: A bolsa terá início previsto em março de 2019 e durará até 31 de agosto de 2019, sendo eventualmente renovável mas nunca ultrapassando a data de fim do projeto , em regime de exclusividade.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante mensal da bolsa corresponde a € 980,00, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (http://alfa.fct.mctes.pt/apoios/bolsas/valores ).

Métodos de seleção:

A seleção será efetuada através de:

1) Avaliação curricular (ponderação de 60%), onde serão avaliados os seguintes fatores:

a) Média final de mestrado (Até 12 valores – 0 pontos, 13 valores – 1 pontos; 14 valores – 3 pontos; 15 valores – 5 pontos; 16 valores - 7 pontos; mais do que 16 valores – 10 pontos);

b) Experiência em áreas afins aos conteúdos do projeto (até 7 pontos).

c) Participação em projetos de investigação científica (até 3 pontos);

2) Entrevista (ponderação de 40%).

Na entrevista poderão ser discutidos tópicos relacionados com o plano de trabalhos e serão esclarecidos pontos menos claros no CV do candidato. Os candidatos serão classificados numa escala de 1 a 20 pontos, não se admitindo para a entrevista, candidatos que obtenham pontuação inferior a 14 pontos na avaliação curricular.

Composição da Comissão de Seleção:

Presidente: Professor Doutor Adélio Miguel Magalhães Mendes

Vogal Efetivo: Doutora Paula Manuela Monteiro Pereira Costa Dias

Vogal Efetivo: Doutor João Carlos Almeida Monteiro Azevedo

Vogal Suplente: Doutora Cecilia Mateos Pedrero

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados da avaliação, serão divulgados aos candidatos através de ofício. Para o efeito solicita-se indicação da morada completa no processo de candidatura.

Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 12/03/19 a 25/03/19.

As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através email para recursoshumanos@fe.up.pt, com conhecimento para mendes@fe.up.ptjcazevedo@fe.up.pt e pauladias@fe.up.pt indicando a referência do concurso (FEUP-SunStorage-Tandem), acompanhadas dos seguintes documentos: a) carta de candidatura indicando a motivação para a participação neste projeto de investigação; b) Curriculum Vitae detalhado (incluindo morada, e-mail e telefone de contacto); c) certificado de habilitações e outros documentos considerados relevantes pelo candidato.

Número de vagas: 1

Tipo de contrato: Outro