Podcast: Ciência com Impacto, Entrevista a Elvira Fortunato

14-12-2020

Podcast: Ciência com Impacto, Entrevista a Elvira Fortunato

A nova Revolução Tecnológica está em curso. E há uma investigadora portuguesa na linha da frente das inovações mais recentes – tendo o seu nome sido apontado para o Nobel da Física de 2020.

Elvira Fortunato, vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa e conselheira científica da Comissão Europeia, é das engenheiras mais prestigiadas em Portugal e no estrangeiro.

O seu trabalho Invisible, na área da eletrónica transparente valeu-lhe, este ano, a atribuição do prémio Horizon Impact Award. Mas os seus desafios na idealização e fabrico de novos transístores e outras componentes eletrónicas não se ficam por aqui. Muitas das suas inovações passam pela eletrónica do papel e pelos nanomateriais. E os resultados estão à vista. Além de um vasto número de patentes, Elvira Fortunato tem trabalhado em parceria com grandes empresas nacionais e multinacionais, como a Samsung, a Merck, a Hovione ou a Navigator.

Uma conversa a não perder.

#elvirafortunato #cienciacomimpacto #universidadenovalisboa #horizonimpactaward