Consórcio Internacional com a Universidade Nova de Lisboa ganha prémio Europeu

31-03-2021

O projeto de investigação SUPERSMART, financiado pelo EIT RawMaterials, provou que os componentes eletrónicos impressos, como sensores e etiquetas inteligentes em papel, podem desempenhar um papel essencial na construção de um ambiente inteligente para produção, venda e logística. Processos de produção eficientes e confiáveis tornam estes dispositivos economicamente competitivos. Em termos de conservação de recursos, clima e meio ambiente, a eletrónica impressa em papel tem vantagens notáveis sobre substratos convencionais e processos de produção de componentes eletrónicos inteligentes.

Os dois demonstradores em papel realizados no âmbito do projeto SUPERSMART: uma etiqueta ativa de detecção de choque com base num material piezoelétrico para rastrear danos ao produto durante o transporte e uma etiqueta anti-falsificação baseada num mostrador eletrocrómico para autenticar produtos médicos ou de luxo; foram distinguidos como o Prémio de Melhor Demonstrador de Projetos com financiamento público em 2021 pela Organic and Printed Electronics Association (O-EA) (https://oe-a.org/viewer/-/v2article/render/64870549).

O consórcio do projeto é composto por 11 parceiros da indústria e do meio académico, incluindo a NOVA – School of Sciences and Technology. A equipa de investigação do CENIMAT | i3N na NOVA FCT, liderada pelo Professor Rodrigo Martins do grupo MEON, e envolvendo a Professora Rita branquinho e o Dr. Emanuel Carlos, foram responsáveis pelo desenvolvimento de tintas óxidos metálicos semicondutores alternativos, ecologicamente sustentáveis e economicamente rentáveis, e seus escalonamentos, que permitiram: demonstrar que os materiais escalados têm a mesma qualidade para técnicas de alta produtividade como o roll-to-roll em comparação com os materiais processados no laboratório.

Para saber mais sobre SUPERSMART visite https://supersmart-project.eu/

Nos MEDIA: