Prémio Pessoa 2020 atribuído a Elvira Fortunato

11-03-2021

Elvira Fortunato, cientista de 56 anos, vê o seu trabalho distinguido com a atribuição do Prémio Pessoa 2020, que chega neste ano à 34.ª edição.

A cientista, professora e investigadora da NOVA School of Science  and Technology | FCT NOVA  tem sido regularmente laureada tanto a nível nacional como internacional.  Recentemente foi galardoada com o Prémio europeu "Horizon Impact Award 2020", pelo seu trabalho na área dos materiais sustentáveis. Da lista de prémios, destacam-se duas bolsas “Advanced Grant do ERC”, sendo que em 2008 conquistou o primeiro prémio na área da Engenharia com o projeto Advanced Amorphous Multicomponent Oxides for Transparent Electronics | INVISIBLE no valor de 2,25 M€. A segunda bolsa Advanced Grant, atribuída em 2018, no valor de 3,5 M€ torna-se na maior bolsa de sempre atribuída a um investigador português e a maior atribuída pela ERC nesta Call a que concorreram mais de 2160 investigadores a nível mundial.

Elvira Fortunato licenciou-se em Engenharia dos Materiais na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA), tendo-se doutorado em 1995 na área de em Micro-eletrónica e Optoeletrónica. Atualmente é professora catedrática e investigadora na NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA, Diretora do Laboratório Associado i3N, Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação. Desde 2017 é Vice-Reitora da Universidade NOVA de Lisboa.

Este é a segunda vez que um investigador da Escola é distinguido com o Prémio Pessoa. Em 2006, António Câmara, professor e investigador do Departamento de Ciências e Engenharia do Ambiente, venceu também este prémio.

O prémio é uma iniciativa conjunta do Expresso e da Caixa Geral de Depósitos que distingue a personalidade das Artes, Ciência ou Cultura que, em cada ano, se destaca pela sua obra.

Imprensa:

Imprensa Internacional: