DCM - CENIMAT vencedores no Fraunhofer Portugal Challenge

28-10-2021

A 12º edição do Fraunhofer Portugal Challenge - Innovative Technologies for Sustainability decorreu ontem, dia 27, e premiou as ideias baseadas em teses de mestrado e doutoramento que melhor responderam ao mote “Innovative Technologies for Sustainability”.

Numa sociedade onde a quantidade de dispositivos eletrónicos tende a aumentar exponencialmente, Emanuel Carlos (NOVA School of Science and Technology) ganhou o 1º lugar na categoria de Doutoramento com uma proposta de repensar o ciclo de vida destes aparelhos. Recorrendo a materiais ecológicos e pensando num processo de produção mais sustentável, Emanuel propõe diminuir a pegada carbónica destes aparelhos explorando o caminho para uma nova era de eletrónica verde.

Uma alternativa promissora e inovadora para a monitorização não-invasiva da glucose (diabetes) é uma membrana de um óxido metálico. Esta foi a proposta de Maria Morais (NOVA School of Science and Technology) que ganhou o 2º lugar na categoria de Mestrado mostrando que  esta membrana flexível tem o potencial de ser utilizada como um simples penso que após cada utilização permite estimar a concentração de glucose absorvida na sua estrutura. Com um processo de produção de 3 etapas, estas membranas poderão abrir caminho não só para uma nova era de sensores de glucose mas também para uma variedade de outras aplicações inovadoras.

Ambos os vencedores tiveram sob supervisão da Professora Doutora Elvira Fortunato durante a sua formação decorrida no DCM, CENIMAT e CEMOP.

Para informação completa, disponibiliza-se a nota de imprensa >>AQUI<<