Faculdade

Notícias

NOVA ATRIBUI DOUTORAMENTO HONORIS CAUSA A CARLOS MOEDAS

02-02-2022

A Universidade NOVA de Lisboa atribuiu o título de Doutor Honoris Causa ao Eng.º Carlos Moedas numa cerimónia que teve lugar na Reitoria no dia 1 de fevereiro de 2022.

A Vice-Reitora da NOVA, Professora Elvira Fortunato, foi a madrinha do laureado, solicitando a atribuição do título de Doutor Honoris Causa como reconhecimento pela excelência do seu trabalho, percurso profissional brilhante e pelo seu valioso contributo para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e na ligação do conhecimento à sociedade.

No seu discurso, o Eng.º Carlos Moedas referiu o orgulho por este reconhecimento pelo seu trabalho, enquanto Comissário Europeu, na investigação, ciência e inovação e referiu “aceito esta honra em meu nome, mas principalmente em nome desse valor supremo da curiosidade e dos cientistas que a seguem todos os dias” acrescentando que “ao olhar para trás o que de melhor fiz enquanto comissário aconteceu quando dei voz a essa curiosidade que transforma vidas”.

A cerimónia foi presidida pelo Reitor, Professor João Sàágua, que definiu o Eng.º Carlos Moedas como "um Iluminista do séc. XXI, detentor das virtudes que a Universidade NOVA honra, comunga e pratica, pondo o conhecimento ao serviço do desenvolvimento humano e do progresso social".

Enquanto Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, entre 2014 e 2019, Carlos Moedas foi mentor da criação do Conselho Europeu de Inovação (EIC). Esta unidade complementar do Conselho Europeu de Investigação (ERC) promove a implementação de ideias criativas e disruptivas geradas por talentos à sua aplicabilidade a casos concretos da sociedade. Incentivou também a regulamentação europeia com base na evidência científica não polarizada por interesses de grupos ou setores, criando, para o efeito, o Mecanismo de Aconselhamento Científico à Comissão, com o apoio de todas as Academias Europeias, sem exceção, tendo por objetivo a realização de estudos e propostas de recomendações para o apoio na tomada de decisões.

No âmbito do novo Programa-quadro, Horizonte Europa, Carlos Moedas desempenhou ainda um papel relevante, ao ter apresentado uma proposta com um aumento do orçamento em cerca de 30%.

Detentor de vários prémios nacionais e internacionais, de que são exemplos os Honoris Causa atribuídos pela Universidade de Cork, Irlanda, em 2016, e pela École Supérieure de Commerce de Paris, França, em 2018, Carlos Moedas contribuiu para o avanço da ciência e tecnologia na Europa e no mundo.