Publicação de artigo na prestigiada revista Advanced Materials

14-07-2022

Equipa do CENIMAT|i3N do grupo “Soft Matter and Biofunctional Materials” publica artigo na prestigiada revista Advanced Materials. Este trabalho foi Editor´s Choice, escolhido para integrar  o volume especial da Advanced Materials “Celebrating Excellence in the Advanced Materials Family: Women in Materials Science” e “Hot Topic” no tema “Liquid Crystals” na revista Advanced Optical Materials.

Neste trabalho os autores demonstram a formação de uma nova fase líquida cristalina com densidade inferior à da fase isótropa em suspensões aquosas de nanopartículas de celulose, extraídas a partir da pasta de eucalyptus. Este comportamento é uma indicação de que a formação da fase líquida cristalina pode revelar as interações entre as nanopartículas de celulose e a água.

>>Artigo: "Cellulose Nanocrystal Aqueous Colloidal Suspensions: Evidence of Density Inversion at the Isotropic-Liquid Crystal Phase Transition"

MEDIA:

Este artigo também aparece em: