Novos alunos da FCT NOVA recebidos com a presença da Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

23-09-2022

Ministra no acolhimento dos estudantes

Para assinalar o início do ano letivo, Elvira Fortunato, Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, regressou ao Campus de Caparica no passado dia 21 de setembro.

Esta visita pretendeu incentivar e mobilizar a comunidade académica para práticas de acolhimento e integração que criem um ambiente académico inclusivo e seguro para os novos estudantes, acompanhando por isso as atividades de receção da NOVA School of Science and Technology | FCT NOVA.

“Estou extremamente contente [por regressar]. Foi nesta casa que eu cresci, fiz aqui os meus estudos todos e fiz a minha investigação”, relembrou a Ministra.

A Ministra foi recebida com as atuações da anTUNiA e da Tuna Maria e teve a oportunidade de assistir aos preparativos do Desfile do Caloiro e de ouvir o entusiasmo nas vozes da nova geração de talentos nas áreas das Ciências e Engenharia.

Mas a Escola começou as atividades de acolhimento logo na segunda-feira, 19 de setembro, com muita animação. O regresso ao formato presencial foi marcado pela multidão que veio carregar de boa disposição, algum nervosismo e muito entusiasmo o Campus de Caparica.

“Entrei na 1.ª opção, escolhi a FCT NOVA nas três primeiras opções mesmo em cursos em que não estava tão interessado”, explicou Jorge Silva, que vem estudar Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. “Sei que esta é a melhor escolha para mim”, acrescentou. Ele é um dos 1095 alunos que no passado dia 19 de setembro voltaram a encher de sonhos o maior Campus universitário do país.

Outro dos nossos novos estudantes é Alexandre Agostinho, que veio de Rio Maior para a FCT NOVA porque, explicou, gostou do ambiente que conheceu na EXPO FCT NOVA e o interesse pela Engenharia Geológica acabou por trazê-lo de volta à Caparica.

O sol que esteve presente o dia todo não se comparou ao calor que se fez sentir no Grande Auditório. “Somos uma universidade que vive para o estudante e hoje recebemos esta maravilhosa injeção de energia”, foi com estas palavras que João Sáàgua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, abriu a Cerimónia Oficial de Receção aos Novos Estudantes no Grande Auditório. Os mais de 500 lugares sentados não chegaram para todos, mas todos conseguiram estar presentes na maior sessão de abertura de ano letivo de sempre.

Foi para uma plateia carregada de jovens entusiasmados, que se estendia até nos corredores, que José Alferes, Diretor da FCT NOVA, asseverou: “Nós aqui imaginamos o futuro, criamos conhecimento para a seguir construir esse mesmo futuro, criando uma geração de novos talentos da qual vocês agora fazem parte”.

Carla Quintão, Subdiretora da FCT NOVA para o Conselho Pedagógico, elucidou os mais de 1000 alunos que: “O sucesso de um é o sucesso de todos, e o sucesso de todos potencia o sucesso de um”.

Por fim, o Presidente da Associação de Estudantes da FCT NOVA, Edgar Coimbra, tomou a palavra e relembrou que “todos partilhamos o mesmo espírito académico que já atravessou décadas e do qual [os novos os estudantes] já fazem parte”.

Ainda no dia 19 de setembro, os alunos puderam participar na Gincana “A Grande Odisseia” que permitiu que, de uma forma lúdica, ficassem a conhecer melhor os vários Núcleos, Associações Parceiras e Equipas Desportivas da Faculdade e a própria Faculdade.

Com um espaço dedicado para receber o Kit Caloiro, no Atrium do Edifício VII, foi possível conversar com os nossos parceiros e recolher o cartão que os vai acompanhar nos próximos três anos.

“Escolhi a FCT NOVA por ser uma faculdade que nos acolhe como nenhuma outra”, concluiu Filipa, que agora começa os passos para se tornar Engenheira Civil.

Galeria de fotografias da receção aos novos estudantes aqui.

Galeria de  fotografias da visita da Ministra aqui.

Na imprensa

Ministra do Ensino Superior promete soluções para a falta de alojamento (SIC Notícias)

Elvira Fortunato ‘volta a casa’, reafirma espírito crítico e garante que não vai desperdiçar PRR (O Setubalense)

Elvira Fortunato promete soluções de alojamento para os estudantes em visita à FCT (O Almadense)