Faculdade

Notícias

Participação da NOVA School of Science and Technology na apresentação dos resultados do projeto eMaPriCE

29-09-2022

O Professor Alexandre Velhinho, Professor Auxiliar do DCM, foi convidado a proferir uma palestra introdutória da problemática das Matérias-Primas Críticas, por ocasião da apresentação dos resultados do projeto "eMaPriCE: Estudo sobre matérias-primas críticas e estratégicas e economia circular em Portugal".

O projeto foi desenvolvido por um consórcio formado pela Agência Portuguesa do Ambiente e pelo Laboratório Nacional de Energia e Geologia, tendo as suas conclusões sido apresentadas no dia 27 de setembro na sede da APA.

O projeto eMaPriCE visa identificar oportunidades de implementação de estratégias de Economia Circular (EC), a fim de evitar que as Matérias-Primas Críticas (MPC) se transformem em resíduos, bem como opções da substituição destas por matérias-primas não críticas.

Este trabalho pretende dar resposta ao preconizado no Plano de Ação de Economia Circular (PAEC) (ações 5 e 7) e à Diretiva (UE) 2018/851 do Parlamento Europeu e do Conselho de 30 de maio de 2018, segundo a qual “… os Estados-Membros deverão também tomar medidas para assegurar a melhor gestão possível dos resíduos que contêm quantidades significativas de matérias-primas críticas (…). Deverão ainda incluir nos seus planos de gestão de resíduos medidas adequadas a nível nacional no que respeita à recolha, triagem e valorização dos resíduos que contêm quantidades significativas dessas matérias-primas. (…). A Comissão deverá fornecer informações sobre os grupos de produtos e os fluxos de resíduos pertinentes a nível da União. O fornecimento dessas informações não impede, todavia, que os Estados-Membros tomem medidas para outras matérias-primas consideradas importantes para a sua economia nacional”.

Duração
O projeto eMaPriCE decorre em 2021/2022.