Faculdade

Notícias

Alunos do DCM vencem o Tapojärvi Innovation Challenge

31-10-2025

Alunos do DCM vencem o Tapojärvi Innovation Challenge
Depois de vencer o Demo Day do NOVA impACT! Challenges e a NOVA Startup Competition 2025, a GeoCura, equipa composta por estudantes Erasmus Mundus do Mestrado em Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora da NOVA FCT, consagrou-se internacionalmente ao vencer o Tapojärvi Innovation Challenge. Esta competição, organizada na Finlândia, oferece aos estudantes universitários europeus a oportunidade de aplicar as suas competências na resolução de desafios industriais efetivos, desenvolvendo soluções escaláveis e replicáveis tendentes a fomentar uma indústria sustentável.
O projeto inovador, desenvolvido por Huseyin Cetinkaya, Mavis Olorunyomi, Fabiola Dodaj e Shah Saud, constitui uma inovação revolucionária que transforma os resíduos da indústria mineira em betão de alta qualidade dotado de características auti-reparadoras.
O betão geopolimérico da GeoCura utiliza como matéria-prima os resíduos de mineração de cobre e cinzas volantes. Além disso, contém a bactéria Bacillus subtilis, que se ativa em contacto com a humidade e repara as microfissuras formando carbonato de cálcio. Isto prolonga significativamente a vida útil das estruturas de betão e reduz os custos de manutenção.
O produto combina três características que nenhum concorrente conseguiu alcançar até à data: é isento de cimento, tem baixas emissões de poluentes e é auto-reparador. As suas emissões ao longo do ciclo de vida podem ser até 80% inferiores às do betão tradicional.
“Estamos a trabalhar neste projeto há cerca de um ano, e é ótimo promover esta a inovação especificamente com a Tapojärvi, uma vez que a empresa opera tanto na indústria mineira como na economia circular. A Europa precisa de minas, mas estas são frequentemente desvalorizadas devido ao seu impacto ambiental. Ao utilizarmos resíduos da mineração em produtos como o betão, estamos a criar um mundo melhor, com uma indústria mineira mais sustentável”, afirma Fabiola Dodaj.
A NOVA FCT reforça assim, mais uma vez, o seu papel como viveiro de talento empreendedor e de soluções com impacto real, contribuindo para o fortalecimento do ecossistema de inovação em Portugal e na Europa.