29-10-2025
A Professora Asal Kiazadeh e o Dr. Emanuel Carlos fazem parte do consórcio europeu que lidera o projeto GAIA, uma iniciativa de vanguarda que prevê a próxima geração da Internet das Coisas (IoT) através de eletrónica biodegradável e comunicação envolvente.
O GAIA irá centrar-se no desenvolvimento de sistemas microeletrónicos transitórios de baixo consumo energético, facilmente integráveis nas infraestruturas IoT existentes e totalmente sustentáveis.
A equipa da NOVA FCT coordenará o pacote de trabalho sobre energia, deteção e comunicação, sendo pioneira em componentes energeticamente eficientes em substratos biodegradáveis.
O objetivo da equipa é criar dispositivos ecológicos, sem baterias e com impacto ambiental zero, abordando um dos desafios mais urgentes da atualidade: a sustentabilidade tecnológica.
Selecionado como um dos 44 projetos entre mais de 2000 propostas, o GAIA reforça o papel do DCM como líder europeia em tecnologia sustentável e de ponta, com 522 000 euros atribuídos para promover a sua investigação inovadora.