13-11-2025
Pedro Pinto, estudante do Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias da NOVA FCT, foi um dos alunos distinguidos com a Bolsa Gulbenkian Novos Talentos 2025, na área da Física.
Inspirado pelo percurso da Professora Elvira Fortunato, Pedro Pinto destaca o papel essencial do Departamento de Ciência dos Materiais e dos seus docentes, que “sempre promoveram a curiosidade e a excelência científica”. Com este reconhecimento, o aluno pretende prosseguir o seu trabalho na área dos sensores.
A Professora Elvira Fortunato, mentora de Pedro, reconhece que «As suas palavras “esta bolsa representa o culminar de três anos de dedicação e empenho” refletem o espírito da nossa escola.» e acrescenta que «é um orgulho ver o talento dos nossos alunos e contribuir para formar a próxima geração de cientistas, porque a verdadeira liderança científica só se cumpre quando somos capazes de inspirar o futuro.»
O programa Bolsas Gulbenkian Novos Talentos distingue o mérito académico e o potencial de jovens universitários de excelência, promovendo o seu desenvolvimento científico e pessoal através de tutoria especializada, workshops, retiros científicos e atividades de formação avançada.
Com um apoio financeiro de 3 500 euros, as bolsas permitem ainda financiar a participação em conferências, escolas de verão, estágios, cursos de línguas e aquisição de material de investigação.