Luis Pereira concluiu o Doutoramento em Microeletrónica e Optoeletrónica em 2008 na Universidade Nova de Lisboa. O trabalho de doutoramento incidiu sobre silício policristalino e dielétricos de elevada permissividade para aplicação em transístores de filme fino.
Foi Professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia/Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA) de 2012 a 2020 onde coordenou e participou em vários projetos de I&D ao abrigo de diferentes programas de financiamento, incluindo financiamento direto da indústria.
Recebeu em 2015 com uma bolsa Starting do Conselho Europeu de Investigação (ERC) para desenvolvimento de nanocompósitos de celulose para eletrónica de papel (New-Fun, projeto 640598).
Atualmente é Coordenador Técnico-Científico do Laboratório Colaborativo AlmaScience e Professor Associado convidado da FCT/NOVA. Além disso, é também coordenador do Colégio Regional Sul de Materiais da Ordem dos Engenheiros, Vice-presidente da TCM-Net (Rede de Materiais Condutores Transparentes), e membro da direção da Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM).
As área sde investigação abrangem o desenvolvimento de materiais à base de celulose (filmes, fibras e nanocristais), processos de self-assembly, formulação de tintas funcionais, funcionalização de fibras, métodos de revestimento e impressão.
Os interesses científicos atuais focam-se na síntese de nanoestruturas 1D, 2D e 3D inorgânicas e híbridas, nanocompósitos quirais de celulose, micro e nanofibras funcionais, e integração em sensores, conversão de energia, armazenamento de energia, cromogénicos, e dispositivos eletrónicos e fotónicos.
Daniele Versaci, Irene Canale, Sumita Goswami, Julia Amici, Carlotta Francia, Elvira Fortunato, Rodrigo Martins, Luís Pereira, Silvia Bodoardo, “Molybdenum disulfide/polyaniline interlayer for lithium polysulphide trapping in lithium-sulphur batteries”, Journal of Power Sources (2022) 521, 230945