Faculdade

Notícias

Projeto europeu A3Ple na área da electrónica em papel (CEMOP/UNINOVA e CENIMAT/I3N) ganha prémio para melhor demonstrador na prestigiada LOPEC 2015

11-03-2015

Projeto europeu A3Ple na área da electrónica em papel (CEMOP/UNINOVA e CENIMAT/I

O consórcio A3Ple, integrado pelo CEMOP/UNINOVA e o CENIMAT/I3N recebeu o prémio para melhor demonstrador em projetos financiados por fundos públicos, que foi atribuído pela OE-A (Organic and Printed Electronics – Association) durante a prestigiada exibição LOPEC - Large-area, Organic & Printed Electronics Convention 2015, realizada na passada semana em Munique.

O A3Ple (Autonomous Printed Paper Products for Labels & Electronics) é um projecto europeu do 7º programa quadro, que visa o desenvolvimento de dispositivos electrónicos recorrendo a técnicas de impressão, em que o substrato é papel. O coordenador do projecto é o Centre Technique do Papier (CTP) em França, sendo o CEMOP/UNINOVA e CENIMAT/I3N (sob a coordenação dos Professores Rodrigo Martins, Elvira Fortunato e Luís Pereira) responsáveis pelo desenvolvimento dos transístores e mostradores electrocrómicos impressos usados nos demonstradores, que permitem detectar a presença de uma gás e alertar através de uma mensagem de aviso no mostrador.

A entidade que atribui o prémio (OE-A) é responsável pela organização da LOPEC, que é uma das principais exposições e conferências a nível mundial na área de eletrónica orgânica e impressa. Na LOPEC são apresentadas as últimas tendências a nível de mercado, mas também avanços científicos nesta área, sendo o lugar perfeito para gerar novas parcerias e negócios.