Faculdade

Notícias

José Silva, Mestre em Engenharia de Micro e Nanotecnologias irá desenvolver detetores para missão GUSTO da NASA

11-11-2017

José Silva, Mestre em Engenharia de Micro e Nanotecnologias da FCT NOVA  atualmente a trabalhar no centro espacial holandês (SRON Netherlands Institute for Space Research) tem focado a sua investigação no desenvolvimento de câmaras de alta resolução espectral que possibilitam aos astrónomos descobertas no campo das zonas de formação estelar, contidas na banda do espetro eletromagnético de nome THz (entre 1 e 10 THz), permitindo descortinar os mistérios dos processos de criação de estrelas.

Durante a sua tese de mestrado, já neste âmbito, José Silva demonstrou a viabilidade da implementação de câmaras heteródinas na banda do espectro eletromagnético dos Super-THz (acima de 4 THz) e que até recentemente era considerada impenetrável. Esta descoberta foi crucial para que a missão GUSTO fosse selecionada por  parte da NASA, missão a qual será o seu tema de doutoramento.

O GUSTO, com data marcada de lançamento para o inverno de 2021, será um telescópio lançado por   intermédio de um balão a 40 km de altitude que durante 100 dias irá sobrevoar a Antártica com o objetivo de estudar três linhas moleculares mais importantes, sendo a análise relativa à linha molecular nos 4.7 THz a grande novidade e desafio tecnológico da missão.

Como parte do seu doutoramento, que começará em Janeiro de 2018 numa colaboração entre o SRON e a Universidade de Groningen (RUG), o ex-aluno desta casa irá desenvolver todas as 3  câmaras da missão e será parte integrante da equipa fazendo também parte da campanha na Antártica aquando do lançamento do balão do GUSTO.