FCT|NOVA no EIT Raw Materials

18-06-2018

O grupo coordenado pelo Professor Doutor Rodrigo Martins dos parceiros da FCT NOVA no EIT KIC RawMaterials fortalece a sua posição dentro do CLC Central do EIT Raw Materials.
A FCT NOVA esteve envolvida na submissão de 9 propostas na última chamada competitiva para financiamento de projectos do EIT Raw Materials, que terminou em 28 Fevereiro de 2018.
Os resultados agora tornados públicos revelaram sucesso em quatro destas propostas. O Departamento de Ciência dos Materiais figura como coordenador do Projecto “MineHeritage”, dedicado ao património cultural, e como responsável local pelo programa de Mestrado “AMIR-RIS”, coordenado pela Universidade de Bordéus, França. Neste último caso, o DCM lançou uma iniciativa para um novo programa de Mestrado, AMIR, Mestrado em Materiais Avançados e Reciclagem Inovadora, contando com a colaboração dos departamentos de Química, Ambiente, Ciências da Terra e Mecânica e Produção Industrial. O Programa de Mestrado AMIR receberá também alunos do AMIR-RIS, encontrando-se actualmente em processo de acreditação pela A3ES para entrar em funcionamento no ano lectivo de 2019/20.
O Departamento de Ciências da Terra figura como responsável local pelo novo projecto “BioLeach” e pelo novo programa de Mestrado “OpenYourMine”.
Os parceiros da FCT NOVA do KIC, Departamentos de Ciência dos Materiais, Ciências da Terra, Química e Ambiente, gerem uma verba anual de 550k euros em 9 projectos aprovados e em funcionamento, 5 dos quais sob responsabilidade directa do DCM.