Faculdade

Notícias

Concurso do Programa Promove: Projetos de I&D mobilizadores

24-08-2020

Está a decorrer, até 4 de outubro de 2020, o prazo para a apresentação de candidaturas ao Concurso de projetos de I&D mobilizadores no âmbito do Programa Promove, lançado ao abrigo de uma parceria entre a FCT e a Fundação “la Caixa”. Esta parceria, iniciada em 2018, envolve a colaboração entre as duas Fundações com co-financiamento de projetos na área da saúde e da sociedade.  

O programa Promove, inclui três linhas de financiamento e valorização de projetos orientados para apoiar e estimular novas atividades de investigação e inovação e o posicionamento de Portugal na Península Ibérica e na Europa. O Programa Promove é especificamente orientado para a promoção das regiões do interior de Portugal através da investigação e inovação, com o apoio a iniciativas inovadoras em áreas estratégicas para o desenvolvimento destas regiões. 

Os projetos que concorram ao Concurso de projetos de I&D mobilizadores devem ser desenvolvidos tendo em conta as seguintes áreas temáticas 

  • Águas termais como recurso natural e com aplicações terapêuticas;  
  • Parques e reservas naturais, assim como espaços naturais de relevância ambiental;  
  • Estudos sobre riscos biológicos, incluindo pragas e doenças de culturas agrícolas e florestais;    
  • Desenvolvimento, promoção e valorização de novas culturas e produtos nacionais para o mercado nacional e internacional.
     

NOTA: as candidaturas a este concurso de projetos de I&D mobilizadores devem ser lideradas por unidades de I&D que tenham obtido a classificação de Muito Bom ou Excelente na recente avaliação realizada pela FCT. 

As datas limite para submissão de candidaturas dividem-se em 3 categorias: 
 
Projetos-piloto inovadores: 27 de setembro de 2020, às 23:59 horas
Concurso de ideias: 18 de outubro de 2020, às 23:59 horas
Projetos de I&D mobilizadores: 4 de outubro de 2020, às 23:59 horas
 
Para documentos de suporte ao concurso 2020, consulte este link