Faculdade

Notícias

Elvira Fortunato distinguida com Prémio Mundial de Engenharia

26-03-2021

A Professora Elvira Fortunato, Directora do CENIMAT|i3N, foi hoje distinguida com o WFEO GREE Award Women 2020o maior prémio internacional de Engenharia, destinado a distinguir o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo.

"Este é o maior prémio internacional de Engenharia, que distingue o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo", realça o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em nota publicada no portal da Presidência.

A candidatura, apresentada pela Ordem dos Engenheiros (OE) de Portugal, e que tinha como protagonista a investigadora portuguesa, que é também membro conselheiro desta associação profissional, foi a vencedora entre mais de duas dezenas de candidaturas apresentadas a nível mundial.

Na candidatura submetida, a OE, membro da World Federation of Engineering Organizations (WFEO), sublinhou o “caráter revolucionário” das soluções científicas desenvolvidas pela engenheira portuguesa na área dos materiais e da eletrónica transparente, com a produção dos primeiros transístores de filme fino de óxido, utilizando materiais sustentáveis, totalmente processados à temperatura ambiente.

Para Carlos Mineiro Aires, bastonário da OE, este prémio “é um orgulho para Portugal e para todos os portugueses”.

“Este prémio traduz a excelência da engenharia e da ciência portuguesas, bem como a sua diversidade. É a prova de que a competência técnica, o talento e a inovação não têm limitações de género e ou geográficas, e que em Portugal existem profissionais de topo que competem e estão ao nível dos melhores em termos mundiais”, disse o bastonário em comunicado.

Mineiro Aires destaca, igualmente, “o reconhecimento do percurso técnico e científico ímpar da engenheira Elvira Fortunato, tornando-a numa inspiração para a comunidade técnico-científica mundial, em especial para as jovens e mulheres que ambicionam abraçar e progredir na engenharia e na ciência, de um modo geral”.

A cerimónia de atribuição do prémio terá lugar a 8 de Abril, às 13 horas CET / GMT+1 através do Zoom, na presença dos membros do júri, oficiais da WFEO e da UNESCO, representante da GREE Electric Appliances, doadora do Prémio, bem como dos quatro nomeados muito elogiados que a Comissão de Premiação seleccionou, para além do Laureado do Prémio.

Este mês, a investigadora portuguesa já tinha sido distinguida com o Prémio Pessoa, que destacou então o seu “contributo notável para o desenvolvimento científico, tecnológico e inovação”.

A WFEO integra as principais associações de engenharia a nível internacional, representa mais de 30 milhões de engenheiros de 100 países, é membro do principal grupo da comunidade científica e tecnológica das Nações Unidas e é associada da UNESCO.

 

Notícia na imprensa nacional: