Prémio de Tese de Doutoramento ISGS 2021

04-07-2022

Na presente edição, a classificação geral obtida pelos membros do Comité colocou o Dr. Emanuel Carlos e a Dra. Sofia Soares (iguais, escritos em ordem alfabética) no topo da lista. O Dr. Hyunhwan Lee e a Dra. María de los Ángeles Ramírez colocaram em segundo e terceiro lugar, respectivamente.

O Prémio ISGS de Teses de Doutoramento, lançado pela primeira vez em 2018, foi criado para distinguir teses de doutoramento que representam uma contribuição notável para o conhecimento científico e/ou tecnológico no campo da química sol-gel e campos afins.

O Comité do Prémio de Doutoramento para o concurso de 2021 foi composto pelo Professor Vadim Kessler (Presidente), Professor Maria Zaharescu e Professor Aivaras Kareiva...

Os membros da Comissão do Prémio de Doutoramento examinaram as quatro candidaturas recebidas, que eram todas de altíssima qualidade. Todos os candidatos apresentaram resumos muito fortes, reflectindo trabalhos de tese muito avançados e bem realizados.

A tese de doutoramento do Dr. Emanuel Carlos, intitulada "Design e síntese de dispositivos electrónicos de óxido de metal impresso a baixa temperatura", foi defendida na FCT NOVA, Universidade NOVA de Lisboa, Lisboa (Portugal).
A tese de doutoramento da Dra. Sofia Soares, intitulada "Nanosorbentes bio-híbridos magnéticos para a remoção de poluentes farmacêuticos e pesticidas da água", foi defendida na Universidade de Aveiro, Aveiro (Portugal).
Para as Medalhas de Ouro, o Comité do Prémio Doutor gostaria de salientar que ambos os candidatos:

1) Realizaram excelentes trabalhos que contribuíram para a compreensão fundamental dos processos sol-gel para a formação de electrónica imprimível e de polímeros de base biológica incorporando materiais híbridos, respectivamente.

2) Dominaram e aplicaram com sucesso uma grande variedade de métodos para a caracterização de ambos os materiais produzidos e das suas características funcionais.

3) Contribuiu consideravelmente para o desenvolvimento de aplicações industriais atractivas para materiais sol-gel relacionados.

4) Produziu um grande número de excelentes publicações científicas e apresentações em conferências divulgando a sua investigação.