Atribuídas duas Menções Honrosas ao DCM no Dia Mundial dos Materiais 2022

22-11-2022

A comemoração do DIA MUNDIAL DOS MATERIAIS 2022, organizada pela Sociedade Portuguesa de Materiais (SPM) e pelo Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros, decorreu no dia 2 de Novembro (4ª feira) no Campus da Caparica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA School of Science and Technology).

A Comissão Organizadora local foi presidida pelas Professoras Maria do Carmo Lança e Maria Margarida Lima.

Foi neste contexto que foram atribuídos os seguintes prémios referentes ao DCM:

1ª Menção Honrosa SPM

Pela tese “Development of new materials for CO2 conversion: Effect of Carbonization” realizada por Mónica Avelãs Stanton Arau Ribeiro no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais.

2ª Menção Honrosa SPM

Pela tese “3D Printed magnetic scaffolds for bone cancer theranostics and regeneration” realizada por Francisco Jordão Torres Marques Tavares no âmbito do Mestrado Integrado em Engenharia de Materiais.

Foram ainda atríbuidos os seguintes prémios:

Prémio SPM 2022

Lara Castanheira, FEUP-DEMec, “Production of sustainable powders for Direct Energy Deposition (DED)”

Prémio Ordem dos Engenheiros 2022

Joana Xavier Viterbo, FEUP- DEMEC/MEM, “Optimization of process parameters in the manufacturing of supports in L-PBF”

1ª Menção Honrosa Ordem dos Engenheiros

Diana Almeida Gomes, FEUP-DEMEC, “Design para os próximos 100 anos” – da sala de aula para o ambiente empresarial. Desenvolvimento de uma linha de divisórias para outdoor”

2ª Menção Honrosa Ordem dos Engenheiros (ex aequo)

Catarina Alexandra Santos Vieira, IST – DEQ, “Estudo de revestimentos aquosos para impermeabilização e proteção de coberturas utilizados na construção civil”.

Elsa Adelaide da Costa Oliveira, FEUP-DEMM, “Implementação de um sistema de controlo da composição química num processo de fundição por modelo em cera perdida”.

A Engenheira Claudia Ranito, fundadora e Directora Geral da empresa MEDBONE, foi a homenageada este ano com o Prémio Maria Manuela Oliveira.

A SPM e o Colégio de Engenharia de Materiais da Ordem dos Engenheiros agradecem a participação de todos e felicitam calorosamente os autores das teses ganhadoras dos Prémios e Menções Honrosas.

Mais informação em: https://spmateriais.pt/site/2022/11/04/comemoracao-do-dia-mundial-dos-materiais-2022/