Estudantes da FCT-NOVA vencedores SensUs2023

04-09-2023

A Equipa MakeSensing da FCT-NOVA ganhou no dia 31 de agosto de 2023, na Universidade Técnica de Eindhoven (NL) o 1º prémio de "Desempenho Analítico" com a sua proposta de biossensor para detetar rapidamente a gravidade do traumatismo cranioencefálico (TBI, no acrónimo inglês). O TBI afeta cerca de 1,5 milhões de pessoas anualmente na Europa e pode ser severo, moderado ou ligeiro. De todos os casos que dão entrada nas urgências, 90% são do tipo ligeiro. No entanto, todos os doentes são sujeitos a TAC, um procedimento muito caro (cerca de €2000 cada). O biossensor proposto pretende determinar a gravidade do TBI, usando uma gota de sangue do doente, evitando a realização de procedimentos médicos dispendiosos em doentes com TBI ligeiro. Este biossensor rápido permite diminuir custos, reduzir a intervenção de pessoal médico e trazer mais conforto à grande maioria dos doentes de TBI.

A equipa MakeSensing é constituída pelos estudantes: Ricardo Mafra (capitão), Diogo Martins (co-capitão), David Alves, Matilde Abreu e Tomás Mingates do Mestrado em Engenharia de Micro e Nanotecnologias,  André Luís, Chiara La Guidara, Mariana Resende, Nuno Ferreira e Simão Caracho do Mestrado em Biotecnologia, Beatriz Nobre e Lara Gonçalves do Mestrado em Biomateriais e Nanomedicina e Sofia Ribeiro do Mestrado em Engenharia Biomédica.

Os Professores Ricardo Franco (DQ/UCIBIO/I4HB) e Rui Igreja (DCM/CENIMAT/I3N) foram Mentores da equipa MakeSensing que desenvolveu o protótipo de biossensor nos seus laboratórios contando também com apoio do Mestre Tomás Pinheiro.

A equipa enfrentou 14 outras equipas do mundo inteiro (Alemanha, Bélgica, Canadá, China, Dinamarca, EUA, Países Baixos, Reino Unido, Suíça e Turquia), na competição de estudantes SensUs2023

A MakeSensing teve apoio dos centros de investigação CENIMAT|i3N e UCIBIO|i4HB onde o protótipo laboratorial foi concebido. O Departamento de Química e o Departamento de Ciência dos Materiais, financiaram a inscrição no concurso e a empresa LaborSpirit, doou consumíveis e reagentes essenciais para o estabelecimento do protótipo.
Para ver todo o evento: